(11) 9 3373-1262/ (11) 9 3388-7039

contato@inovenutri.com.br

Adequações necessárias na sua cozinha industrial
26 de janeiro de 2021 inove

Adequações necessárias na sua cozinha industrial

Posted in Notícias

Investir no ramo de alimentação exige muito planejamento prévio. Pesquisa de mercado, ramo de atuação, projetos, equipe e afins, é uma lista realmente extensa. Mas existem muitos outros aspectos que devem ser analisados na hora de projetar a cozinha ideal. É importante ter uma ideia de por onde começar, certo? Então veja a seguir algumas dicas de ouro de como montar a cozinha ideal para o seu tipo de restaurante.

  • Conheça a legislação – O primeiro passo é se certificar se o seu manual de boas práticas para construção física e do funcionamento da cozinha está de acordo com as diretrizes regulatórias da Anvisa.
  • Pense em segurança e higiene – Todo setor de manipulação de alimentos (cozinhas industriais, comerciais e etc…), são lugares que podem oferecer riscos, por isso cuidar dos mínimos detalhes é importante para garantir Segurança Alimentar. Alguns desses cuidados são obrigatórios, como:

– O piso: deve ser constituído de material liso, antiderrapante, resistente, impermeável, lavável, íntegro, sem trincas, vazamento e infiltrações. Deve ter inclinação em direção aos ralos, não permitindo que a água fique estagnada. Em áreas que permitam a existência de ralos, esses devem ser sifonados, dotados de dispositivos que permitam seu fechamento, evitando a entrada de insetos e roedores.

– As paredes e divisórias: devem ser sólidas, com acabamento liso e impermeável, não sendo permitidas divisórias ocas, com vazios internos, ou construídas de material poroso, tal como o compensado.

– Portas: devem ser ajustadas aos batentes e de fácil limpeza. As portas de entrada para as áreas de armazenamento e manipulação de alimentos devem possuir mecanismo de fechamento automático e proteção, na parte inferior, contra insetos e roedores.

– Janelas: devem ser ajustadas aos batentes e protegidas com telas milimétricas removíveis para facilitar a limpeza e não devem permitir que raios solares incidam diretamente sobre os funcionários, alimentos ou equipamentos mais sensíveis ao calor.

– Iluminação: o ambiente deve ter iluminação uniforme; lâmpadas e luminárias precisam estar limpas e protegidas, para evitar a queda de resíduos em casos de estouros.

 

  • Escolha os equipamentos corretos – A escolha dos equipamentos caminha lado a lado com a estrutura do layout. Afinal, a escolha dos itens certos irá proporcionar um fluxo melhor entre as áreas operacionais, além trazer mais qualidade ao preparo. Para ajudá-lo nessa etapa, listamos alguns itens essenciais para sua cozinha.

Fogões e fornos: diversas opções no mercado para se adequar a sua necessidade e espaço;

Geladeiras e freezers: portas de vidro transparente conferem praticidade à escolha dos ingredientes;

– Pass through: colocado entre o fogão e a prateleira onde os garçons buscam a comida, com a função de conservá-la quente;

Coifa: fundamental para a circulação de ar, além de eliminar os odores;

Armários e estantes: abertos e feitos de inox;

Fritadeiras: unidades simples, duplas ou triplas para diferentes tipos de cozinhas;

Batedeiras, liquidificadores e processadores de alimentos: normalmente de inox pois não transferem odor ou gosto a outras coisas;

Panelas e frigideiras: entre os materiais mais usados estão o inox, o alumínio ou o ferro fundido;

– Chapas: quando se faz necessário o uso para prensar algum alimento;

Mesas e bancadas: devem ser de aço inoxidável.

Além dessas dicas o layout da sua cozinha deve ser montado pensado para facilitar a locomoção dos funcionários, a fim de otimizar tempo e evitar acidentes. Venha conhecer nosso serviço de adequação de layout e faça sua cozinha funcionar de forma prática e segura.