(11) 9 3373-1262/ (11) 9 3388-7039

contato@inovenutri.com.br

A importância no cuidado com os alimentos
25 de janeiro de 2021 inove

A importância no cuidado com os alimentos

Posted in Notícias

Calcula-se que cerca de 40% das doenças provocadas na América Central e do Sul são causadas a partir da contaminação dos alimentos, por erros cometidos ainda durante o preparo.

Esse dado mostra o tamanho da importância de se atentar ao manual de boas práticas do seu estabelecimento na hora da preparação dos alimentos. A intoxicação alimentar mata cerca de 350 mil pessoas por ano, além das mortes, casos de intoxicação alimentar podem render processos judiciais e penalidades por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A contaminação cruzada também é uma das principais doenças transmitidas por alimentos mal conservados (DTAs). Segundo dados da ONU (2019) cerca de 420 mil pessoas morrem todos os anos devido às DTAs.

Um pequeno descuido com a higiene pode levar a contaminação dos alimentos e trazer impactos ainda maiores futuramente. Se interessou pelo o assunto? Continue lendo para saber mais sobre a contaminação e formas de evitá-la.

O que é contaminação cruzada?

Muitos não conhecem esse termo, mas afinal o que é a contaminação cruzada dos alimentos?

A contaminação cruzada dos alimentos é a transferência de um organismo patogênico (que contém algum microrganismo que pode ocasionar alguma doença) para outro alimento que não está contaminado.

A transmissão ocorre quando devido a alguma falha dentro da cozinha, como a falta de higienização dos utensílios, ou até mesmo da higiene pessoal de algum colaborador, resultam em uma possível contaminação.

Apesar de muitas pessoas assumirem que essas doenças podem ser transmitidas apenas por alimentos preparados em restaurantes, elas podem surgir através de outras maneiras como por exemplo:

  • Durante a produção de alimentos primários – de plantas e animais nas fazendas durante a colheita ou abate
  • Na produção secundária de alimentos – no momento de processamento e fabricação dos alimentos
  • No transporte de alimentos
  • No armazenamento de alimentos

Entretanto, não existe apenas uma forma de contaminação, é importante conhecer todos os tipos e como evitá-las, veja a seguir:

Contaminante físico: São visíveis a olho nu nos alimentos. Eles podem ser fragmentos de objetos como vibro, plástico, cabelos, insetos.

Contaminante químico: Decorre de substâncias químicas, como agrotóxicos.

Contaminante biológico: São microrganismos que não podem ser vistos a olho nu, como vírus, bactérias e parasitas.

Mas afinal, como podemos evitar a contaminação cruzada? Vamos ver a seguir.

Como evitar a contaminação cruzada?

Como visto antes, o alimento pode ser contaminado em diversas etapas, desde a produção até a preparação. Nessa etapa vamos entender melhor como é possível evitar que isso aconteça.

Existem algumas formas de manter a segurança do alimento e evitar a contaminação:

  • Não utilizar os mesmos utensílios para o manuseio de alimentos diferentes, podendo gerar contaminação cruzada durante esse procedimento incorreto.
  • Não preparar alimentos de origem distintas na mesma superfície, sugestão: implantar procedimento de utilização de tábuas com cores diferentes, verde (frutas verduras e legumes), vermelha (carnes vermelhas), azul (peixe e frutos do mar), amarela (aves), branca ( queijos e pães), essa diversificação de cores pode ser uma sugestão, podendo o estabelecimento trabalhar de acordo com a sua demanda de produtos utilizados na manipulação.
  • Se atentar na limpeza dos equipamentos após sua utilização, para que permaneça no ambiente sempre limpo, sugestão: borrifar álcool 70% antes de sua utilização e após ser higienizado.
  • Fazer a higienização das mãos a cada troca de atividade, principalmente após manusear o lixo.
  • Fazer uma correta higienização das mãos, com sabonete antisséptico e álcool em gel.
  • Organizar a geladeira de maneira correta, lembrem-se: produtos proteicos crus sempre na parte inferior da geladeira, e produtos semi prontos no meio e prontos na parte superior da geladeira.

E você? Já parou para refletir sobre a contaminação dos alimentos, como ela pode ultrapassar a barreira da “cozinha” para um nível de doenças transmitidas por alimentos mal conservados? Ao compreender esse risco você terá noção de quais caminhos seguir para evitar qualquer tipo de risco para a saúde do seu cliente.

A assessoria Inove Nutri pode te ajudar a como armazenar e manipular seus alimentos de forma correta.